O Mundo é das Mulheres!

Ricardo Florêncio

Director da Revista HR Portugal

Editorial publicado na edição de Maio de 2012 da revista HR Portugal

Hoje em dia, ainda são os Homens que ocupam os lugares mais importantes das altas esferas empresariais e das finanças. Escassos são os exemplos de Mulheres que estão no topo das Empresas. Contudo, nos mercados emergentes isso não acontece, pois muitas Mulheres ocupam lugares de CEO.

Qual a razão desta disparidade? Hábito? Preconceito? Já na política, são vários os exemplos de Mulheres que dominam em diversos Países e mesmo em organizações mundiais de peso, como o FMI.

E esta situação irá acentuar-se muito no futuro, e não num muito longínquo, atendendo a que nas Universidades existe um número muito maior de alunas do que alunos e como primeiro emprego, são recrutados muito mais Mulheres do que Homens.

Por outro lado, saliente-se o factor importantíssimo das soft skills preconizadas como essenciais para o sucesso nos próximos anos. Ora estas são mais acentuadas nas Mulheres do que nos Homens. Ter uma atitude positiva, apresentar altos índices de confiança, ser uma pessoa de acção, lidar bem com as críticas, ser um trabalhador de equipa, ter uma elevada capacidade de adaptação e flexibilidade, ter a capacidade de gerir o tempo, ser uma pessoa alegre, ser uma pessoa ética e demonstrar uma grande capacidade de superar, de recuperar de adversidades, são actualmente características mais femininas.

E hoje em dia?

Na verdade, o poder das Mulheres é agora muito forte e presente, em inúmeras situações que muitas vezes nos esquecemos. Por exemplo, teremos noção que 80% das compras globais são decididas por Mulheres? São efectivamente as Mulheres que decidem grande parte do que se adquire e consome e por isso as tendências do marketing do futuro apontam para que sejam elas os alvos principais da comunicação.

Como deverá ser em tudo na vida, será no equilíbrio que se encontrará a melhor solução e na fusão das características específicas dos Homens e Mulheres.

Ler Mais