O sucesso faz-se com a experiência!

Opinião de Ricardo Florêncio

Director da revista HR Portugal

Editorial publicado na edição Dezembro 2010 da revista HR Portugal

Nesta edição trazemos ao conhecimento dos nossos leitores uma série de exemplos e casos de pessoas, com notório sucesso na vida empresarial, que não têm curso superior.

Ter um curso superior é importante. Faz parte do processo de instrução e é obvio que ajuda, e muito, a construção de um indivíduo enquanto profissional. Abre-lhe as portas, proporciona-lhe uma visão global sobre a área em causa e sua inter-relação e ligação com outras áreas. Fornece uma visão abrangente. Em algumas áreas específicas, tais como medicina, advocacia, engenharia, arquitectura, é imprescindível para o desenvolvimento da carreira profissional.

Contudo, e no que diz respeito à área abrangente e com muita amplitude da gestão empresarial, é a experiência que faz muitas vezes o sucesso.

Falo por mim que, nas diversas empresas por onde fui passando, e aquando do recrutamento de pessoas seniores, era a experiência adquirida e vivida, as decisões e opções que tinham tomado, a prossecução dos objectivos e os resultados atingidos, o que efectivamente diferenciava positivamente os candidatos. No fim, era este conjunto de mais-valias que acabava por marcar a diferença na sua selecção.

Penso que a melhor opção está no equilíbrio. O processo de aprendizagem pode-se fazer in loco, no dia-a-dia nas empresas. Mas nesse processo é fundamental a pessoa ter a capacidade de todos os dias aprender algo mais, que as empresas, colegas, colaboradores, parceiros e mesmo concorrentes.

Na minha opinião, aprender novas práticas, novos métodos, reciclar conhecimentos, frequentar acções de formação externas específicas, são também essenciais, ou mesmo imprescindíveis, para uma carreira de sucesso.

Estas acções transmitem-nos outras opções, caminhos, processos, estratégias, que, por vezes, fruto do nosso dia-a-dia, não temos tempo, ou disponibilidade, para lhes dar a atenção devida.

Invista em si, que os resultados aparecem sempre.

Ler Mais