Combata a crise através da gestão de processos

A gestão de processos está a demonstrar ser uma solução para a necessidade de impulsionar a produtividade, num momento em que as empresas procuram crescer, mas o investimento é limitado, revela o Rela
tório Global de Business Process Management, publicado recentemente pela Capgemini.

Segundo o estudo, três quartos das empresas afirmam que a gestão de processos aumenta a satisfação dos colaboradores, ajudando a reduzir a duplicação de tarefas e a melhorar a organização interna, o que conduz a uma força de trabalho mais feliz e dinâmica.

Estes benefícios significam que, apesar das restrições orçamentais, mais de metade das empresas estão a antecipar o aumento do investimento na maximização da relação interna custo-eficácia, ao longo dos próximos 12 meses.

O estudo conclui, ainda, que, face à situação económica e financeira actual, as empresas estão focadas na melhoria dos processos internos que permitam alavancar as respectivas margens, eficiência e produtividade. Nesse sentido, os executivos acreditam que o Business Process Management (BPM) pode ser a solução que permita reduções de custos substanciais para se conseguir margens saudáveis.